quinta-feira, 18 de outubro de 2018

OS “COITADINHOS” DO COSTUME


OS “COITADINHOS” DO COSTUME
Por Celso Neto

Segundo os dados do Eurostat de 2017 divulgado pelo jornal “o Público”, Portugal ocupa o 11.º lugar na lista dos países com maior percentagem da população em risco de pobreza e exclusão social e cerca de um quarto da população (23,3%) está “em risco de pobreza ou exclusão”.
Um outro estudo elaborado por várias universidades portuguesas, publicado em 2017, demonstrou que o limiar da pobreza em Portugal está subestimado e provou que em idade ativa (18-64 anos), para ter uma vida digna, um indivíduo precisa, pelo menos, de 783 euros.
Quem ouve falar os nossos grandes e médios empresários e os seus representantes fica cheio de peninha deles, porque juram a pés juntos que o salário mínimo não pode ir além dos 600 euros, sob pena de não conseguirem sobreviver!
Os pequenos empresários refugiam-se neste palavreado e é uma choradeira pegada…acerca das dificuldades com que lutam! (acredito que muitas micro e pequenas empresas lutem com sérias dificuldades, mas os sinais exteriores de riqueza de muitos dos seus donos são a negação das suas pretensas dificuldades).

Tenho muita peninha dos nossos empresários… Se tudo correr bem, amanhã vou chorar por eles por não puderem ir todos os dias almoçar fora e pagar pela refeição o que pagam por mês aos trabalhadores nem terem sempre dinheiro suficiente para gastarem o que lhes apetece.
Se os trabalhadores ganhassem só meio ordenado mínimo e trabalhassem o dobro… isso sim!
Malvada Pátria que tolera e defende esta “gente”!



Sem comentários:

Enviar um comentário