segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

OS MEUS TEMPOS DE CRIANÇA

OS MEUS TEMPOS DE CRIANÇA
Por Celso Neto

Quando penso nos meus dias de criança
E a espuma daqueles tempos me vem à lembrança
Um sentimento de tristeza apodera-se de mim…
Não encontro justificação para a vida dessa época ser assim!
Tanta repressão, tanta pobreza e tanta miséria
A bater à porta de gente trabalhadora e séria
Só podia ser obra de ditadores dementes
Agarrados ao poder com unhas e dentes
Cuja doutrina, ainda hoje tem alguns descendentes…

A direita intolerante que nessa altura nos governava
Se tivesse vergonha, hoje “falava muito bem calada”!
Mas, pelo contrário, passa a vida a caluniar e a denegrir Portugal
Para ela, mesmo o que está bem… está sempre mal!
O “pão” que não lhe deixaram meter na boca
Querem-no agora em dobro, para migar bem a sopa!
(Pela minha parte tinha muito que esperar
Mas o povo esquece rápido e vai deixá-la voltar…)

Felizmente que a Revolução dos cravos
Não calou a voz a esses e a outros “diabos”
Mas é preciso estar vigilante
Para que a ditadura não mais se levante!
Estar atento ao que fazem e ao que dizem
Para que os ideais totalitários não se concretizem!
E tiranos mentecaptos não mais se entronizem!

Nesses tempos, sem Escola, sem Liberdade e sem Saúde
O aspeto das pessoas era rude
Sem vontade e sem ambição e sem sonho
O seu semblante era tristonho
Vestiam de forma modesta e austera
Quase igual no verão, outono, inverno ou primavera!

Descalços com uma saca dobrada pela cabeça e sem farnel
A vida escolar das crianças era muito cruel…
Chovia pancadaria de toda a espécie e em qualquer lado
Quando o aproveitamento escolar não era o desejado…
Quando se erravam as contas e se davam erros no ditado!

Apetece-me chorar quando me lembro dos tempos da minha primeira  escola
Para onde ia alimentado, agasalhado e com os livros na sacola
Quando comparo aqueles tempos com os de agora
Não compreendo porque os alunos não estudam e vão embora…

Peço aos pais e aos alunos empenho e sensatez
Aos professores e também a eles um tratamento cortês…
Cada um no seu lugar e cada um na sua vez!

As crianças e os jovens são a esperança, merecem tudo
Mas não podem ir à Escola só para terem um “canudo”

Que linda é a Escola hoje, das crianças, dos jovens e dos adultos!



Sem comentários:

Enviar um comentário