domingo, 2 de dezembro de 2012

Gaspar e o Burro





Gaspar era um analfabeto que existia ali prós lados de Lisboa e que, segundo as minhas contas, terá vivido alguns anos antes da invenção da máquina a vapor. Contava a minha avozinha que ficou célebre por uma história bizarra, quando o burro que montava decidiu “vingar-se” dos maus tratos a que era sujeito.
Certo dia, quando o burro recusou acatar as suas ordens, Gaspar lhe deu tamanho “coice”, que o deixou imobilizado na loja por muito tempo. Se o ferrador lá da terra lhe tivesse posto umas ferraduras iguais às que colocou no asno teria sido uma tragédia… (morte imediata, possivelmente).
Enquanto esteve impedido de fazer a sua vida normal, o Burro foi maldizendo a sua pouca sorte, não apenas pela violência a que foi sujeito, mas também por ter que carregar com Gaspar no lombo, a troco de uma parca ração. Decidiu que logo que estivesse são e escorreito havia de pregar uma partida ao Gaspar. A partir daí, passava o tempo a magicar no que haveria de fazer…
Certo dia, já curado pelo tempo e devido à sua grande resistência, quando Gaspar o foi buscar para o montar, o burro, dócil como sempre, deixou Gaspar montar para o seu dorso e, imediatamente após, rodopiou e sacudiu Gaspar, estatelando-se este no chão, a gritar como um desalmado.
Uma velhinha guiada pelos gritos, acorreu ao local (tão depressa quanto as suas cansadas pernas lhe permitiram) e deparou com Gaspar deitado no chão, de cu ao leu (na queda as calças ficaram presas em qualquer coisa e baixaram) e perguntou-lhe:
- O que aconteceu senhor Gaspar?
Gaspar (a pensar como havia de lixar o burro) respondeu:
- Foi o Burro!
A velhinha muito comovida articulou em voz trémula:
- Cruzes, canhoto, credo, abrenuncia! E podem nascer burrinhos? Que Deus nos valha!

Post Scriptum
Lembrei-me desta história a propósito da falta de comunicação entre o governo e os portugueses. Passos Coelho diz que ela se deve ao facto de os portugueses estarem formatados para não querer ouvir.
Depois de mais esta “descoberta” do nosso primeiro, fiquei com dúvidas se a culpa foi do Burro, do gaspar ou da Velha!


Sem comentários:

Enviar um comentário