segunda-feira, 26 de setembro de 2011

D. Frederico

Segundo o Jornal de Notícias, vive no concelho de Penafiel, aquele que parecia ser o maior porco de Portugal. Chamam-lhe "frederico" e também "besta", mede 2,12 metros de comprimento, 1,10 de altura e 53 centímetros de largura.
Não usa fato nem gravata, nem consta que tenha desempenhado qualquer cargo político, mas come que se farta e não parece muito preocupado com o facto de ir ser abatido no início do ano…
Pasmado com a “notícia” corri a casa da minha comadre Ludovina, pensando que ia fazê-la abrir a boca de espanto, mas como sempre a “desmancha prazeres” olhou para mim com a maior naturalidade do mundo abanou os ombros e limitou-se a dizer que conhecia em Portugal, pelo menos, duas centenas de porcos maiores que o ”frederico” com nomes muito mais pomposos, a comer em gamelas douradas e sem risco de serem abatidos num futuro próximo! Alguns deles, disse, nascidos em modestos currais, embora a maioria tivesse nascido em pocilgas!
Apressei-me a dizer “não acredito”, mas a malvada insistiu e desatou a falar numa linguagem que pouco entendi e depois de cinco minutos de ininterrupto “discurso” perguntou-me se já acreditava nela…
Confesso que, mesmo sem ter percebido tudo, num ápice, retirei metro e meio ao comprimento, meio metro à altura e trinta centímetros à largura do “frederico”, que assim se converteu num vulgar leitãozinho, por comparação com a “envergadura” de alguns dos “exemplares” citados, que penso ter conseguido “decifrar”…
Pensei cá para os meus botões que ainda bem que os donos do “frederico” não o candidataram a uma das sete maravilhas do Reino, porque teria sido um verdadeiro fiasco aquilo que, à partida, parecia ser êxito garantido.

Passado o espanto que a notícia do JN me provocou aqui fica o meu pedido ao “frederico” de Penafiel: - Não fiques triste, meu porco lindo! Pior aconteceu àquele maridão que se apresentou para a “cerimónia da noite de núpcias” de pijama amarelo e a mulheraça exclamou : - “ai pensavas que eras o primeiro?”
Deixaste de ser o maior para seres um entre outros, mas crrum crrum crrum… só tu és capaz de fazer! Vive feliz enquanto te deixarem! Tu és um porco a sério e a tua vida não é nenhum mistério!

Sem comentários:

Enviar um comentário