sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A alma…

Nos tempos da minha juventude era comum ouvir-se dizer “o segredo é a alma do negócio”. Tenho a sensação que esta orientação não tinha em vista cometer qualquer desonestidade, apenas tinha como finalidade não entregar à outra parte os trunfos que garantiam uma boa negociação…
Penso que esta máxima ainda se aplica no mundo empresarial, mas no que diz respeito ao Estado Português, só falta mesmo os nossos políticos e a comunicação social enviarem as cábulas aos especuladores para eles detectarem todos os pormenores da nossa fragilidade económico financeira, não vá escapar a esses abutres qualquer motivo para nos extorquir mais uns milhões.
Ao secretismo, à astúcia, à manha e à ausência de qualquer preocupação social do capital especulador, os nossos políticos respondem com um despejo na praça pública das nossas fragilidades… e depois fazem um ar muito apreensivo com a subida dos juros da dívida pública.
Os nossos pontos fortes e o nosso potencial como País são pura e simplesmente desprezados, (se calhar com a ilusão que com mais uns milhões em publicidade melhoramos a nossa imagem!) Já escrevi e repito que muita rapaziada que decide devia ter vergonha da figura que faz e ir falar para o cano de esgoto, onde os fedores se equivaleriam …
A comunicação social faz o seu papel, porque sabe que quanto mais alarmismo, mais vendas! A nossa autodestruição avança em ritmo acelerado.
E assim vai Portugal. Uma ampliação de fraca qualidade de Dona Branca, em “formato lavandaria” (que, até, existe).
Não há nada para dizer bem de Portugal, senhores da comunicação social?
Por que não avança o Fundo Monetário Europeu? Talvez , porque o segredo seja a alma do negócio para a senhora Angela Merkel… E nós, espalhados pelos quatro cantos do mundo, a vê-los passar!

Sem comentários:

Enviar um comentário