terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dux

Todos aqueles que, escondidos sob uma pretensa capa de autoridade, obrigam colegas a fazer algo que “maltrate e ofenda” a sua cidadania ou ponha em risco a sua vida, não são Dux, são merda!
Não me vou aqui debruçar sobre a natureza fascista (ou não) das praxes, mas a“treta” das praxes como práticas integradoras...sempre me meteu muita impressão e depois de saber o que já veio a lume (depois da tragédia do Meco), confesso que me enoja!
Tal como existem e se desenvolvem a esmagadora maioria das “praxes” não passam de mera violência física e mental, que muitas vezes coloca em alto risco a segurança dos participantes.
O “valentão” que salvou na tragédia do Meco (que, tal como muitos outros “valentões, muito provavelmente, obrigava os colegas a fazer coisas que o borrariam de medo se as fizesse) decidiu, agora, sofrer de amnésia seletiva, para “respeitar” o segredo da praxe, cujos “princípios orientadores” são definidos por uma “seita de autoritários mentecaptos” da sua igualha. (Seria bom fazer um levantamento do “ percurso” universitário dos Dux).
“Praxe” na praia do Meco, em alerta vermelho, à noite...é crime! E, como crime que é, tem que ser punido!
Não se é Dux apenas para mandar! Na hora da verdade é preciso assumir as responsabilidades. Se o Dux fosse minimamente coerente com a sua condição, teria tentado salvar os colegas, morrendo (se necessário fosse) junto dos que “empurrou” para a morte.
Ninguém sabe, senão o próprio, o que verdadeiramente se passou naquela noite. Se calhar nunca se virá a saber em pormenor, mas não me parece que o Dux estivesse junto dos que morreram... Estou mais inclinado que estivesse na retaguarda (com a “valentia” de um Dux) a mandá-los avançar para o mar, a comer areia, a beber pirolitos...ou qualquer outra “barbárie”.


Post Scriptum
Para que não se perca tudo, que esta tragédia sirva de lição a todos aqueles que se envolvem nestas ”praxes” criminosas.
A Justiça tem que ter mão pesada para com estas “seitas académicas” onde se toleram todas as loucuras!
Quem já presenciou o “ vazio cívico”, o “autoritarismo oco”, a “pobreza criativa” a “violência gratuita”, o “desvario mental”...das, incorretamente denominadas, praxes académicas e assemelha um Dux a um líder, está a confundir estilhaços de vidro com diamantes lapidados.

Claro que a solução não é acabar com os Dux e muito menos com as praxes, mas sim punir severamente os autores dos crimes, coisa que parece passar ao lado dos doutos reitores que parece não têm tomates para participar na elaboração de um Regulamento que exclua os prevaricadores da Universidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário