segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rating…

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou em entrevista ao jornal espanhol ‘El País’ que a Europa tem de controlar as agências de rating e romper com o seu oligopólio.
Controlar??????? Em nome de quê e de quem e por que motivo(s)?
O que a Europa precisa é de se afirmar no mundo pelo exemplo humanista que deve abraçar, cooperar e ser solidária internamente e deixar-se de americanices parvas …
As agências de rating são livres de existir e emitir o seu parecer ou são só para dizer o que agrada aos políticos engravatados que se sentam nas cadeiras do “poder” apenas para auferirem chorudos ordenados?
Os serviços que lhes encomendam e pagam principescamente passaram de mandamentos a pecados mortais?
Quem faz e aprova as leis que permitem aos especuladores assassinarem as economias dos países e esconderem os despojos da sua especulação em offshores impenetráveis?
Quem permite que andem à solta os criminosos que roubam o suor do nosso rosto e vivem em autênticos paraísos fiscais, gozando de regalias vergonhosas, próprias de uma sociedade medieval?
O que é que já fez a UE, não sendo protestar, avulso, para combater o flagelo dos especuladores? E quem são e onde estão os especuladores? O que é que levou a que o dinheiro deixasse de ter rasto e rosto?
Em Portugal, o que é que já fez o nosso governo (a não ser roubar-nos os nossos direitos adquiridos ao longo de uma vida de trabalho) para mostrar que vai cortar nas mordomias e no despesismo escandaloso do Estado que alimenta uma série de parasitas escondidos em Institutos, Fundações, Empresas públicas e outras Organizações de reconhecida inutilidade?
Todos sabíamos que as agências de rating são um instrumento ao serviço do capital especulativo… o que eu gostava que me explicassem é o motivo pelo qual os países europeus lhe pagam os rios de dinheiro que começam agora a ser do nosso conhecimento…
A especulação económica e financeira é muito boa para muita gente, e, muitos dos que se aproveitaram e aproveitam dela, combatem neste momento as agências de rating a quem contrataram e lamberam as botinhas!
As mediocridades agora proferidas contra as agências de rating não passam disso mesmo enquanto acharmos que elas são boas se disserem bem de nós e más quando as suas análises nos desfavorecem. São livres de existir, de pensar e de dizer. Só é preciso que à semelhança de muita outra gentinha (que não é) sejam responsabilizadas pelos seus actos.
Ser hipócrita é tão ordinário como ser especulador! Tentar lavar hipocrisia, como o faz o senhor Van Rompuy quando, só agora , diz que "no passado as agências de rating cometeram muitos erros e acarretam uma parte da responsabilidade pela crise imobiliária que originou a actual crise financeira e económica”é, pura e simplesmente vergonhoso. Chamo a isto hipocrisia tamanho XXXL!
Não foram as agências de rating que nos colocaram na fossa… mas nossos governantes (especialistas em números) parecem sentir-se bem na pele de desgraçadinhos injustiçados, depois de terem tirado a quem trabalha uma boa fatia do seu sustento… (Pudera!!!)

Não precisamos de pena nem de dó europeu… precisamos de ser sérios e de erguer a nossa voz nas organizações onde estamos representados, para exigir que nos respeitem!
Fomos o País que mais fundos recebeu, per capita, e que pior os aproveitou… Talvez seja altura de meter alguém na cadeia, ter tino e encontrar rumo!

Sem comentários:

Enviar um comentário