sexta-feira, 23 de abril de 2010

FMI & Cª

Longe vão os tempos em que quando se falava em selva imediatamente nos vinham à mente uma série de animais que ajudaram a construir as nossas fantasias de criança…Hoje “selva” significa para muitos, (nos quais me incluo) essa cambada de especuladores financeiros que estão a tomar conta dos Estados, cada vez mais insaciáveis do suor e lágrimas de quem tem que trabalhar para ganhar a vida….

Sem quaisquer escrúpulos o FMI e outros grandes especuladores procedem como qualquer usurário de “meia tigela” que “suga” até ao limite quem recorreu aos seus “favores”. Absolutamente alheios a questões de natureza ética transformam o dinheiro num arma com que manietam e ameaçam liquidar as suas “presas”.

Os governos dos Estados (parecendo ignorar que para esses bando de “benfeitores” o dinheiro é uma arma para ser usada até às últimas consequências) socorrem-nos prontamente nas horas de crise que eles próprios provocaram (veja-se o procedimento dos Governos quando estalou a “crise internacional”) e, imediatamente a seguir, ficam completamente “reténs das suas análises especulativas, amarrados pelo pescoço, a respirar quanto baste para não morrer, mas não lhes sendo permitido que saiam da situação de moribundos.

Não tenho conhecimentos que me permitam encontrar soluções para sair, pacificamente, deste estado de chantagem permanente, mas há-de haver alguém que saiba, (desde que os políticos queiram, claro!)

Cá por mim, apenas sei que os vampiros também se abatem e que as dificuldades decorrentes da crise financeira internacional e nacional, têm que ser ultrapassadas (a bem ou a mal) porque o desemprego, a insegurança do emprego e a situação muito difícil (desumana) em que vive uma boa parte da população mundial, não são suportáveis por muito mais tempo, ainda por cima a “conviver” com uma minoria que detém praticamente toda a riqueza, a quem não falta nada e se diverte a “jogar” com a miséria…

Por muito que o Governo Português (este ou outro) tente sensibilizar os analistas financeiros e dos media internacionais,”especializados” que têm criticado o estado das finanças públicas portuguesas, se não “mudarmos de agulha”, nada conseguiremos fazer, porque eles integram a equipa do capital selvagem, adversária do capital moderado e humanizado. É claro que temos que parar para pensar e acabar com o despesismo gritante em algumas situações, mas isso não basta para “…os mordomos do universo todo, senhores à força, mandadores sem lei” e que “pela noite calada, vêm em bandos, com pés veludo, chupar o sangue, fresco da manada”.

Os Portugueses, parece-me, estão a abdicar de dar exemplos ao mundo como tantas vezes fizemos. Iludidos com os dinheiros que recebemos e desbaratámos, vivemos agora em estado de “resignação” com o FMI e outros especuladores que nos tentam encurralar, sempre com previsões catastróficas que afastam os investidores, fazem subir os juros da dívida em seu proveito, matam a nossa auto-estima e mantém uma legião permanente de desempregados, prontos a entrar em acção, quando eles entenderem oportuno.

Será que os Governos não têm força e capacidade para se organizarem e combater os especuladores? Estão à espera de serem todos ao mesmo tempo? Afinal quem manda… é o dinheiro ou a política? A política só (vos) serve para ganhar dinheiro? Qual é o medo que (vos) impede de lutar pela razão?

Nós (e todos os países que eles escolham como alvo) estamos a ficar cercados e em risco de serem completamente inúteis todos os sacrifícios a que o PEC nos obriga.

Já alguém viu o FMI ajudar alguém? Ou estão caladinhos a especular ou fazem “piores previsões” com a mesma finalidade, empenhando-se afincadamente para que se confirmem.

Senhores presidentes, senhores governantes, senhores deputados, autoridades policiais e judiciais de todos os países europeus: os vampiros e o polvo andam à solta! Em vez de tantos simpósios, tanta análise e tanta polémica… organizem-se, façam uma “caçada”. Metam atrás das grades os especuladores! Sejam humanos e compreensivos para com as suas necessidades e sirvam-lhes barras de ouro e pedras preciosas a todas as refeições.

Sem comentários:

Enviar um comentário