sexta-feira, 13 de julho de 2018

O CALVÁRIO DOS PROFESSORES

O CALVÁRIO DOS PROFESSORES
Por Celso Neto


Sendo obrigados a desempenhar o papel de pais, orientadores, mediadores culturais, psicólogos, assistentes sociais, ente outras funções, os professores continuam a ser vitimas de “verdugos comunicacionais” que tudo fazem para denegrir a sua importante função social, tentando fazer passar a imagem de que são uma elite privilegiada, mimada, ociosa e bem paga.
Claro que os professores são e devem ser uma elite! A elite dos que ensinam, competente e corresponsável pelo ordenamento mental livre das crianças e jovens! E isso…não é “coisa” de pequena monta!
Tais “verdugos”, sejam jornalistas, políticos ou simples mortais, não conhecem minimamente o que é ser professor, a importância da sua função e os “martírios que passa para a desempenhar com honra e dignidade. Gostava de ver esses “papagaios” a dar aulas um mês numa Escola Básica ou Secundaria… (Havia de ser lindo!)
O que os últimos governos têm vindo a fazer aos professores é criminoso. A desvalorização e o stress continuo a que os condenaram têm reflexos sociais altamente negativos, ao ponto de Portugal ser um dos países em menos bons alunos querem ser professores.
São muitos os estudos internacionais que sugerem que a qualidade dos professores é decisiva para evitar o abandono escolar e para melhorar o sucesso educativo, e, com esta política é toda uma nação que está em perigo, pois no futuro que se adivinha os professores terão que ser profissionais altamente competentes e qualificados para poderem desempenhar com sucesso as complexas ações a que são sujeitos, numa sociedade em que a Família intervém cada vez menos na Educação das crianças e jovens!
Sabemos que as restrições orçamentais são o motivo de muitas das situações criadas e disso se podem queixar também outros grupos profissionais, mas isso não pode ser motivo para comprometermos tão perigosamente o nosso futuro coletivo. Há sacrifícios que não se podem pedir a quem trabalha honradamente, ou então os nossos líderes políticos que não se fartam de apregoar liberdade, justiça, democracia… têm que nos explicar melhor o que é essa coisa de tirania e escravatura. (O “fosso gigante entre os “tostões” e os “milhões” é o quê?)
Trazemos os ladrões à solta, pagamos o que nos roubaram e não há dinheiro para pagar a quem trabalha?
Alguma coisa vai mal neste oásis populista de hipocrisia, onde uma grande parte dos nossos deputados e governantes, do poder e da oposição, melhor seria dedicarem-se à pesca e dar lugar a professores!
E antes de terminar: Quer ser professor?









Sem comentários:

Enviar um comentário