terça-feira, 27 de dezembro de 2011

As mercearias dos Belmiros

Entrei numa das mercearias do Belmiro e tal como nas mercearias de outros Belmiros, vi lá aquelas máquinas automáticas de desempregar pessoas! Dando “tiros” em si próprias, simpáticas jovens sorridentes tentavam explicar aos utilizadores como efectuar o pagamento das suas compras. Muito segura e altiva uma senhora esforçava-se por demonstrar que aquilo para ela era canja, provavelmente com o ego muito em cima por ter entrado, feito as compras e saído sem ter que falar com ninguém… Numa caixa próxima três clientes esperavam que a menina passasse uma fatura a um cliente que a solicitou.
Confesso que este “cenário” me irritou solenemente e senti um forte desejo de soltar uma blasfémia, atirar as compras ao chão e partir as geringonças do pagamento automático, mas como se o fizesse o mais certo era ter que pagar os prejuízos e ir parar à esquadra, optei por refrear os meus apetites e dirigi-me a uma caixa onde já estavam dois clientes, que não pediram factura.
Enquanto esperei para pagar dei comigo a magicar na “complicação” que é entregarem-nos a fatura a que temos direito. Senti uma revolta imensa e pensei na quantidade e tamanho dos “cabazes políticos de natal” que a dita complicação pode representar e, obviamente na barriguinha dos tios Belmiros de Portugal, com o IVA a ser cobrado a 23%, sem fatura!!!
Como não tenho uma imaginação muito fértil não consegui atinar nos motivos que levam o senhor ministro dos impostos a não encontrar as formas de, nesta e noutras mercearias, se acabar definitivamente com o ticket da máquina, que apenas serve para acerto e controlo das contas dos Belmiros deste País.
Já disse e repito que sinto vergonha de ser governado por aldrabões que, talvez por isso, estão fartos de saber como se foge ao fisco, mas nada fazem para acabar com esta chaga social. A única “saída” que até gora encontraram para o Estado ter dinheiro para pagar os seus luxos e mordomias foi o corte dos salários e das pensões e a redução dos direitos de quem vive do seu trabalho.
Ouvi há dias o bastonário da Ordem dos médicos dizer que bastava taxar a economia paralela para não serem necessários estes cortes todos… Ele lá saberá do que fala, mas estou inclinado para que está a falar acertado, pois em muitos casos o IVA e outros impostos só servem para aumentar o lucro dos larápios que os cobram sem nada pagarem!
Comprar sem e vender com IVA, ao preço do mercado, sem fatura, é um negócio do caraças! E, pelos vistos, dá para calar muita gente, começando pelos fazedores das leis!
A rede está (bem) montada, mas não há rede que resista a um bom alicate de corte!
Se não queremos caminhar a passos largos para o abismo, temos que escancarar as portas carunchosas, para deixar entrar ar puro.
É bom não esquecer o exemplo da Islândia que volta a encarar o futuro com otimismo, triplicando o seu crescimento em 2012, depois de meter atrás das grades os políticos e banqueiros responsáveis pela crise que lhes bateu à porta.

Post Scriptum
Portugal está enfermo
Mas continua a brincadeira
Só sabemos que há governo
Quando nos vão à carteira!

Sem comentários:

Enviar um comentário