sexta-feira, 17 de junho de 2011

Retrato à la minute

Pobre País corroído
Sem dinheiro e sem valores
Navegando sem sentido
De mão estendida aos credores!

Neste covil de pedantes
Quase morremos à míngua
E muitos são os farsantes
A querer cortar-nos a língua!

Um ninho de ratazanas
De carácter mui mesquinho
Trouxeram-nos p´ra este beco…

E com promessas levianas
Levaram o Zé povinho
A trabalhar pró boneco!

Os quarenta por cento de crianças que, segundo dados do ISEG, vivem em estado de pobreza, confirmam a hipocrisia de uns quantos que querem fazer-nos crer que Portugal é o País das Maravilhas, não desistindo de pôr em prática projectos megalómanos caríssimos, de utilidade nula ou muito duvidosa, passando por cima dos reais problemas que nos afligem e que a dignidade humana exige que sejam solucionados. Se é isto o Estado Social que ouço para aí apregoar, que venha outro depressinha, porque esta situação é humilhante e intolerável. Só um país de hipócritas engravatados e bem vestidos é que tolera uma situação destas, pois sabe-se bem que a esmagadora maioria destas crianças, se não a totalidade, estão a ser impedidas de desenvolver uma personalidade que lhes permita enfrentar o mundo com a auto-estima, o optimismo e a confiança necessários a uma cidadania responsável.
O senhor presidente da República, os senhores deputados e os senhores governantes deviam ter um pouco de sensibilidade, quando pedem sacrifícios acrescidos mesmo a quem ganha uns míseros tostões e mantém situações destas, que nos fazem corar de vergonha! Enchem a boca com igualdade de oportunidades, blá, blá, blá mas os seus discursos não passam de artimanhas para caça ao voto nas eleições.
Será muito difícil reduzir um pouco o esbanjamento da máquina estatal e canalizar esse dinheiro para o bem-estar das nossas crianças? Será muito difícil reduzir os gastos das centenas de institutos, grande parte deles de necessidade e utilidade duvidosa?
Um país que trata mal as suas crianças, obrigando-as a passar fome, está condenado ao fracasso.
Espero que uma das primeiras medidas do novo governo seja erradicar este flagelo. As crianças não têm culpa dos erros dos políticos que nos mergulharam neste atoleiro.
É preciso arregaçar as mangas e recuperar a dignidade! As nossas crianças não podem passar fome!
Alimentação, Saúde e Educação para todas as crianças… JÁ!

Sem comentários:

Enviar um comentário