terça-feira, 14 de junho de 2011

Bananas…

Não, não me estou a referir a este país lindo que alguns, levianamente, apelidam de república das bananas. É certo que são tantas e tais as injustiças que passam “despercebidas” à classe política que nos governa, que ficamos de cara à banda, mas o facto de na política continuar a marcar presença e acção muita gentinha que só pensa em encher o saco, não pode cegar-nos ao ponto de não admitirmos que Portugal tem muitas coisas boas… Refiro-me, mesmo, ao fruto propriamente dito, porque o que vou dizer é um exemplo carismático da forma como Portugal se (não) prepara para enfrentar a crise que nos afecta, a qual tem muito a ver com a nossa dívida externa.
Ontem, 2ª feira, fui ao Jumbo/ Viseu para fazer algumas compras. Para minha surpresa e mágoa 1 kg de bananas importadas custava 98 cêntimos e 1kg de bananas nacionais (Madeira), com muito pior aspecto, custava 2,89. Escusado será dizer que optei pelas bananas estrangeiras, que para além do seu melhor aspecto custavam pouco mais de 1/3.

Não faço a mais pequena ideia como é que Cavaco, Passos e Portas estão a planear ultrapassar a crise em que nos ajudaram a mergulhar, nem o que pensam Seguro e Assis sobre esta problemática… a única coisa que sei é que considero mais lógico (neste momento de crise) financiar a nossa economia, para a tornar competitiva, do que comprar alimentos ao estrangeiro, que cá temos a estragar-se nas prateleiras dos supermercados, por não terem preços competitivos ou por falta de qualidade…

As sumidades a quem pagamos principescamente para pensar e agir não conseguem encontrar um incentivo à produção e ao consumo de produtos nacionais?

Por experiência própria, já sabemos que enquanto a classe média tiver dinheiro para sustentar os políticos (e os potenciais inimigos da sua tranquilidade, que encharcam de subsídios) eles não estão preocupados com estas miudezas, mas isto vai ter que mudar…

Considero um profundo disparate que os produtos alimentares portugueses sejam mais caros que os estrangeiros, tal como acho ridículo que um país com a nossa área marítima importe uma enorme parte do pescado que consumimos.
Vamos continuar a comprar submarinos ou vamos criar a nossa frota pesqueira que reanime os nossos estaleiros e nos permita aproveitar o que é nosso?
Vamos consumir alimentos transgénicos importados ou vamos ajudar os nossos jovens agricultores a produzir produtos de qualidade? Vamos apostar na agricultura e no emprego ou continuar de chapéu na mão?
Esse Paulinho das feiras, a cheirar a peixe e a mofo, vai para ministro de quê?

Senhor presidente, senhores governantes, senhores deputados, seus padrinhos, afilhados e demais beneficiários: - Deixai de tratar mal este cantinho lindo. Se teimais em continuar neste paradigma qualquer dia obrigais-nos a confundir m… com massa encefálica!

Sem comentários:

Enviar um comentário