terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FIGURÕES

Comprometidas com uma posição mal e tardiamente parida, relativa ao candidato presidencial, as altas figuras do PS não podendo prolongar por mais tempo o seu alheamento, desfazem-se em declarações de apoio, mas quanto a presenças nas acções de campanha: zero! O próprio secretário-geral farta-se de reafirmar o seu “inequívoco” apoio, mas ao lado de Manuel Alegre é que não o vemos. É caso para dizer que, se continuarem estas “enchentes” de VIPs socialistas nas acções de campanha, vai ser necessário mobilizar brigadas para evitar engarrafamentos nas estradas e reforçar o policiamento para impedir excessos de lotação nos recintos! Poder-se-á falar em verdadeiros figurões do apoio virtual!

Embora não tendo a certeza, parece-me que o ngenheiro Sócrates prefere Cavaco Silva como presidente! Só um milagre da Virgem Maria pode transformá-lo em candidato a primeiro-ministro pelo PS e dois milagres do seu Filho podem fazer dele o vencedor das próximas eleições legislativas… Como tal, não me parece que esteja muito preocupado com o que possa acontecer depois da queda do seu governo. A missão que lhe foi confiada de fazer as “reformas”, a que o PSD e o PP nunca se atreveriam, está praticamente cumprida, faltando apenas pequenos arranjos que ponham o Povinho completamente de cócoras a baixar as calças… em completa agonia. (Nesse aspecto ficará na história conhecido como José - o Determinado!)

Manuel Alegre, penso eu, não pode contar muito com o apoio das altas figuras socialistas, mas como os Portugueses não gostam de colocar os ovos no mesmo cesto, é natural que venha a beneficiar das previsões dos resultados das próximas legislativas… Como as sondagens indicam o PSD vencedor, é natural que Cavaco venha a ser prejudicado com isso, podendo Alegre aspirar a ganhar as eleições na 2ª volta (o que me parece difícil, mas não impossível).
O facto de Passos Coelho não agitar a bandeira dos bons resultados nas sondagens e se manter mudo relativamente à trilogia de Sá Carneiro tem a ver com a estratégia de não beliscar Cavaco, tentando a todo o custo que ganhe â primeira volta, pois havendo segunda arrisca-se a perder e a vida do PSD, com Alegre, não vai ser fácil.
Com Paulo Portas escondido à espera que o PSD lhe dê boleia, o PCP e os Verdes procurando escudar-se com um candidato sem a mínima possibilidade de seguir em frente e o Bloco de Esquerda a “aproveitar”Alegre, o País vai definhando perdido num emaranhado de interesses pouco claros...

Que pena os partidos da esquerda serem “chefiados” por reizinhos e principezinhos arrogantes que fazem tudo para não se entenderem (para não perderem os poleiros) em vez de trabalharem no sentido de construir uma maioria para trabalhar a sério... com gente honesta, competente e esclarecida, que saiba tratar de um País!
Os figurões de todos os partidos brincam com o País, em proveito da sua estratégia pessoal. Um dia havemos todos de acordar… Espero que não seja tarde demais!

Sem comentários:

Enviar um comentário