segunda-feira, 19 de julho de 2010

Triunvirato.PP

Paulo Portas quer regressar aos tempos antes de Cristo. (início da década de 50 a.C.)
A ideia de um triunvirato para ”salvar” Portugal só podia mesmo ser da autoria do Paulinho das feiras (como lhe chama a minha vizinha, que é sua incondicional fã). Inspirado no exemplo Romano, Portas encontrou uma forma brilhante de chegar ao poder, sem que para isso os Portugueses o tenham escolhido, bem como ao Partido que lidera. Aquela cabecinha pensadora não pára de surpreender-nos a tirar coelhos da cartola e mesmo já fartinho de dar provas de idoneidade e honestidade política (sobre as outras não quero pronunciar-me agora) ainda há quem tenha paciência para suportar as suas “diarreias mentais”.
Os triunviratos da antiguidade surgiram também em tempos de graves crises, mas desde essa altura até hoje as coisas evoluíram noutro sentido. Há mais de 2000 anos as coisas eram diferentes… Hoje existe em Portugal uma Democracia que permite ao “propriamente dito” viver no bem bom e dizer o que lhe apetece e até “conspirar” contra ela, mas que faz do voto a sua essência. Quem quer governar, precisa de ter para isso o voto dos Portugueses e se, com muita pena minha, isso alguma vez acontecer com PP, não teremos outro remédio senão aturá-lo, mas até lá: reduza-se à sua insignificância, senhor deputado!
No douto pensamento deste analfabeto democrático, as eleições não são necessárias e a lei só é para cumprir quando nos der jeito. (É por isso que estamos assim, com a Justiça a funcionar como todos sabemos)
Há problemas? As lideranças não se entendem? A Assembleia passa o tempo a fingir que resolve? O governo passa o tempo a fazer de contas que faz?... Para o “menino PP” tudo se resolve num clique: Arranja-se ali uma negociata e, na hora, encontra-se a solução para a crise. Num golpe de magia com os três partidos “triunvirados” a crise foge para longe… como se o problema estivesse na falta de entendimento dos líderes partidários! O problema da nossa Democracia que afecta gravemente o País é o OPORTUNISMO que faz com que, no seu interesse próprio, os líderes da esquerda se “travestizem” de direita e vice-versa (com a desculpa demagógica e esfarrapada de esquerda e direita serem conceitos ultrapassados, do interesse nacional estar em primeiro etc. etc.…).
Antes de olharem para o País muitos dos senhores deputados da Nação e membros do Governo olham apenas para si próprios, e quando isso dá jeito, para o partido a que pertencem (que em muitos casos os sustenta). Obviamente que com gente desta, Portugal não consegue ultrapassar a mediocridade em que vivemos há várias dezenas de anos, a ver a banda passar…
Numa análise que não pretende ser exaustiva, o que o líder do PP propõe não anda muito longe de uma brincadeira de garotinhos, no Adro da Igreja… Fazem-se uns bilhetinhos com nomes de personalidades do PS, do PSD e do PP e sorteiam-se os ministros, secretários, subsecretários, assessores e outros doutores que integrarão o novo Governo.
O Primeiro-Ministro será do PS para arcar com o peso das responsabilidades de governar mal. Não pode ser José Sócrates, porque PP não gosta dele.
O Ministro das Finanças será Paulo Portas, para ver se fica resolvida aquela bagunça dos submarinos, da Moderna e outras pequenas coisitas.
Passos Coelho será o Ministro da Presidência para poder continuar a tentar explicar os motivos porque colabora sem colaborar.
Dias Loureiro, Isaltino Morais, Fátima Felgueiras, Alberto João, Valentim Loureiro, Ferreira Torres, Vale e Azevedo integrarão também o elenco governativo… (Por falar nisso, porque não temos ouvido falar desse arauto da inocência com bons padrinhos, que dá pelo nome de Dias Loureiro?)
A demagogia para chegar ao poder de qualquer forma não tem limites. As manobras de bastidores para dividir o “pouco bolo que resta” continuam… O Zé que se cuide, porque com as novas leis gay, qualquer dia começa a achar normal que lhe danifiquem o orifício!
Vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos, agora que parece ter acabado o estado de graça de Passos Coelho.
Precisamos de estar atentos e com calma e “não trocar o corpo pela alma!”

Sem comentários:

Enviar um comentário