quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A VERDADE DESPORTIVA

A VERDADE DESPORTIVA
Por Celso Neto

A “verdade desportiva” passou a ser tema obrigatório das conversas sobre Futebol. Não há adepto, simpatizante ou fanático que não fale em “verdade desportiva”. Os “isentos analistas desportivos” enchem a boca com verdade desportiva,(mas quase sempre só) quando perdem ou quando ganham os rivais candidatos ao título...
Há já quem, veementemente, defenda que se devem encher os estádios de câmaras para “ajudar” (substituir) os árbitros na sua difícil arte de “julgar no momento”, tendo por base o que veem, ouvem e interpretam.
Para estes “iluminados “que de um modo geral “militam” nos “grandes” ou vestem a pele de cordeiros neutros, (cada um com a sua “verdade desportiva”) os árbitros são competentes, incompetentes, desonestos ou corruptos, consoante agem com o seu clube. Justificam as novas tecnologias “auxiliares” com o elevado investimento feito pelos clubes, em que um erro pode valer milhões... (o que está mal é um erro valer tanto, mas isso fica para outra altura)
Neste jogo de milhões, em que os árbitros são os “parentes pobres”, recai sobre eles culpabilidade pela não salvaguarda da “verdade desportiva”, da mesma forma que recai sobre os “ombros dos pobres” a responsabilidade de salvaguardar a “verdade divina”, segundo a qual “nem todos podem ser ricos”!

Gostava de ver estes arautos da “verdade desportiva” mais preocupados com outras verdades que afetam seriamente o nosso quotidiano...
Valha o que valha um erro do árbitro, em minha opinião o futebol não deve ser desventrado da sua “essência”, que exige que dentro e fora das quatro linhas estejam seres humanos à procura da vitória, que envolve luta, erros e tentativas de levar os outros a errar...que o árbitro tem que julgar com seriedade e isenção!
Quem são aqueles papalvos para avaliar a isenção e a seriedade de outros ou para reclamar que no futebol não haja erros?!
Se querem um futebol ”perfeito” terão que inventar um futebol de robots arbitrado por robots! Só que...depois comentam e falam de quê? Talvez das indesejáveis avarias dos robots, do robot que falhou por querer ou do robot treinador que foi para o banco de cuecas amarelas...!)

Não resisto a confrontar estes ricos e modernos senhores com algumas “realidades”, onde bom seria que prevalecesse a verdade, pela qual todos devíamos lutar! (não serei exaustivo para não ser maçador)
- Os grandes grupos financeiros, económicos e empresariais fazem batota, mas o que parece preocupar-vos mais é o que teria acontecido se o árbitro não tivesse expulsado o vosso jogador, (que nem tocou no adversário)!
- Os políticos e os governos, muitas vezes, desempenham as suas missões à margem da verdade, mas o que parece preocupar-vos mais é saber se os clubes que lutam pelo título teriam mais ou menos 2 pontos, se o árbitro tivesse assinalado “aquele fora de jogo”!
- Os Clubes de Futebol são “máquinas de lavar e secar”, mas o que parece preocupar-vos mais é saber se o resultado não teria sido diferente se o árbitro tivesse ajuizado de outra forma uma jogada qualquer!
- O orçamento de alguns Clubes é “infinitamente” superior ao de outros, mas o que parece preocupar-vos mais é saber se, na análise pelo árbitro de um determinado lance. ficou salvaguardada a “verdade desportiva”!
- Na sociedade atual, os “habilidosos” e os que roubam descaradamente são premiados e estão bem de vida e quem trabalha honestamente vive muitas vezes com grandes sacrifícios, mas o que parece preocupar-vos mais é saber se a bola ultrapassou completamente ou não a linha de golo, porque a “verdade desportiva” tem que ser salvaguardada!
- A corrupção mina e reina nas altas esferas do Futebol, mas o que parece preocupar-vos mais é saber se o jogador que marcou golo estava ou não cinco centímetros adiantado no momento do passe, para que não seja atropelada a “verdade desportiva”!
- Os Tribunais não funcionam ou funcionam muito tardiamente e mal, mas o que parece preocupar-vos mais é saber se o auxiliar devia ou não continuar de bandeira bem levantada depois de assinalar uma falta que o árbitro mandou seguir, para que não fique manchada a “verdade desportiva”!
- Os nossos deputados europeus e outros privilegiados vão para o estrangeiro mentir e denegrir Portugal, mas o que parece preocupar-vos mais é saber se naquele lance que originou penalty houve mão na bola ou bola na mão, se foi o jogador que conseguiu ludibriar o árbitro ou se foi o árbitro que se enganou, para que fiquem salvaguardados os intocáveis desígnios da “verdade desportiva”!
- Os governos esmifram-nos para poderem manter as mordomias de uns quantos, mas o que parece preocupar-vos mais é saber se os três minutos de compensação que o árbitro decidiu tiveram ou não em vista prejudicar a vossa equipa, porque a “verdade desportiva” tem que estar acima de tudo!
Existem milhões de crianças e outros seres humanos a morrer de fome ou cujas vidas são verdadeiras tragédias que a todos deviam envergonhar, mas o que parece preocupar-vos mais é a “verdade desportiva”!

A verdade desportiva com auxílio das novas tecnologias não tem pernas para andar, felizmente. Não há lugar no futebol para a vossa “verdade desportiva” robotizada! O que vai continuar a haver são resultados de jogos que agradam a uns e desagradam a outros.
O futebol é apenas um JOGO de grandes “proporções”! Existe muito mais Mundo para além dele!
A VERDADE é outra coisa (bem mais séria)!

POST SCRIPTUM
Já agora onde é que está a “verdade desportiva” nas televisões que encomendam “papagaios” para falarem todos ao mesmo tempo e que tratam com gritante desigualdade os representantes dos “grandes” e os de todos os outros Clubes?
Eu sei! Era muita gente junta e quando assim é, torna-se difícil “vender” a nossa verdade!


Vão pró diabo que vos carregue, seus vendedores de mentiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário