sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O futebol do Benfica

O Afastamento do Benfica do Futebol Europeu não é obra da sorte, do azar ou do acaso!
Não podemos perder de vista que as grandes equipas não são invencíveis, e que o simples facto de uma bola entrar ou bater no poste pode fazer toda a diferença, mas há um conjunto de variáveis observáveis que me levam a considerar que o Benfica (Vieira, Jesus e a equipa propriamente dita) não é uma equipa de “dimensão” europeia.
Vieira está para a Europa como um rato está para um pedaço e queijo dentro da queijeira. Não desiste de o tentar comer e espera pelo momento certo! Jesus está para a Europa como um aldeão do interior, a quem saiu o euromilhões, está para um hotel de cinco estrelas!
Vieira e Jesus, em minha opinião, não têm o necessário “suporte cultural” que, hoje. faz a diferença entre os dirigentes e treinadores europeus e mundiais.
É inegável a competência “técnico/mecânica” quer de um quer de outro. Para consumo interno pouco de negativo há a apontar-lhes, à exceção daquelas hesitações e falhas respiratórias provocadas pelo seu pouco à vontade com a cultura geral.
É certo que os jogadores de futebol não são propriamente “enciclopédias”, mas os grandes jogadores estão sempre dispostos a aprender e quando o saber dos mestres se esgota...
Vieira e Jesus parecem-me tudo menos dois estudiosos do futebol. O seu praticismo (bem sucedido), muito provavelmente, leva-os a pensar que sabem tudo! Fazem copy and past dos êxitos, como se o mundo do futebol tivesse deixado de evoluir...
Dizem “maravilhas” quando se remetem ao silêncio... Quando falam estragam tudo! A falta de substância do “discurso” é notória! As fragilidades comunicacionais são evidentes
Erudição precisa-se! Sem destruir a matriz popular do Benfica, claro! Porque ser erudito não implica que se deixe de ser simples...bem pelo contrário! O que convém é não confundir simplicidade com analfabetismo!


Post Scriptum

Penso que no futuro próximo não estarão reservados “momentos altos” à equipa de futebol do Benfica! Com o pé fora da Europa, os jogadores de elevada qualidade, em Janeiro próximo, vão querer rumar a outras paragens onde tenham “palco” para poderem mostrar as suas qualidades. A vitrina da Luz, apesar da grandeza do Benfica é pequena para “estrelas” de primeira grandeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário