terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Herdade dos vampiros

Desconheço as razões que “batizaram” a herdade, mas acho que isso há-de ter a algo a ver com monstros, mitos e deuses que governavam o mundo, antes de Cavaco Silva criar o seu próprio monstro, para começar a queixar-se dele.
Conta-se que na Herdade dos vampiros a vida era quase impossível para os humanos. A dose diária de sangue necessária para alimentar os “peludos” era de tal maneira elevada que só os mais fortes escapavam, enquanto os mais fracos sucumbiam sem esboçar o mais leve sinal de resistência. Um serviço de espionagem cruel encarregava-se da domesticação…
Diz quem sabe que, em determinada altura, alguns vampiros se transformaram em morcegos e se escaparam da herdade pela calada de noite, levando consigo a maldade, a violência e a hipocrisia da “congregação”. Ter-se-ão refugiado numa gruta, ali prós lados de Monsanto, dando origem ao “bando dos morcegos”, que anos depois espalha o terror por tudo o que é sítio, transformando a vida das pessoas numa incerteza permanente, sem esperança e sem amanhã. Atacam de surpresa! A sua capacidade mortífera é impressionante. Num instante reduzem tudo a cinzas.
Nos tempos livres jogam à “batalha naval”e rebolam-se de gozo quando danificam a frágil armada opositora. Nasce-lhes uma “alma” nova quando anunciam:
- 2 tiros no porta-aviões. “Pequenas empresas” e “Agricultura” ao fundo!
- Submarino da “Cultura” ao fundo!
- Barco das “Pescas”, ao fundo!
- Barco dos”Funcionários públicos” ao fundo!
- Barco da “Classe média” ao fundo!
- Submarino da “Saúde” ao fundo!
- 3 tiros no porta aviões. “Economia, Finanças e Emprego” ao fundo!
O maior perito em afundamentos, designado “morcego mor”, sempre de ar cansado e sonolento, qual rei da lentidão, é extremamente eficaz na sua missão destruidora.
Adivinha-se que o seu prazer máximo seja, no jogo final (depois de um tiro certeiro) anunciar aos vampiros da TRUK: “País ao fundo! Vamos começar a crescer!” e cair exausto nos seus braços.
Pelos serviços prestados (e por compaixão, pela dignidade da morte) ser-lhe-á sugado o sangue... reaproveitado para envenenar outros mortais! (sempre disponíveis)
E nós? … a ver!

Post scriptum
Cães e lobos comem todos
Já dizia a minha avó
Enganam-nos com engodos
Nunca dão ponto sem nó.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Vamos lá Benfiquistas

Não sei nem me interessa qual é o clube do Presidente da República, mas rezam os cronistas que os benfiquistas são seis milhões e, portanto, com um cêntimo por cabeça podemos resolver o problema financeiro de Cavaco Silva, que segundo afirma não ganha para as despesas… (é por causa de estadistas deste quilate que Portugal está para abate!)
É parcialmente verdade que, comparado com outros reformados que acumulam no activo, aufere um “rendimento de miséria”, desprestigiante para um País onde o mais reles “vira latas”aufere rendimentos mensais que chegam a atingir 20.000 cêntimos e um trabalhador só precisa de trabalhar um mês para receber 90.000 meios cêntimos, preço arredondado de umas cuecas de marca, das que usam as pessoas importantes.
Não há direito que o mais alto dignitário da Nação não possa gastar o que lhe apetece, à semelhança do que acontece com tantos outros honrados cidadãos a quem o dinheiro cai do Céu, sem ninguém ver… e ninguém se preocupa em averiguar!
Temos que salvar Cavaco Silva das garras da miséria.
Para começar, temos que encontrar alguém que saiba serpentear e para isso ninguém melhor que o reformado Catroga. Em nome do interesse nacional, tem que ser ele o Presidente da Associação dos amigos de Cavaco, mesmo com aquele problema dos pintelhos que muitos se recusam a rapar, mas isso não é nada que não se consiga ultrapassar, com as modernas técnicas de depenação.
Guiados pela sábia experiência deste homem, muito provavelmente os sportinguistas e portistas seguir-se-ão no apoio desta iniciativa, bastando meio cêntimo por bico para garantir um futuro dourado ao nosso Presidente (como é de Lei).
Como certamente os chineses não vão querer ficar de fora, bastará um cêntimo de cêntimo por perna, para atulharmos de dinheiro Cavaco Silva, eliminando de uma vez por todas a possibilidade de ele e toda a família poderem vir a passar fome.
Não custa nada benfiquistas. Vamos aguardar a abertura de uma conta off shore e começar a fazer pingar o cacau.
O Presidente merece todo o nosso apoio, mais que não seja, pelo facto de se reformado. Com este Governo se o Presidente não fosse reformado, nós que também somos, já estaríamos sem receber cheta… Ser-nos-ia, quando muito, concedida autorização para morrermos no monte embrulhados num cobertor quentinho.
O Presidente merece todo o nosso apoio sobretudo pelos serviços prestados enquanto foi primeiro ministro, quando conseguia ter dinheiro para pagar “ser, deixar de ser e voltar a ser” ter, deixar de ter e voltar a ter” abrindo assim caminho para o “buraco monumental” que é hoje o “orgulho” nacional…
A sua brilhante acção não pode comparar-se com o triste desempenho dos burocratas actuais que não conseguem arranjar dinheiro para mandar cantar um cego, dos muitos que existem em Portugal com responsabilidades governativas!
E mais… Se esta campanha tiver êxito, poderemos até acudir à Madeira e salvar o Alberto João, para continuarmos a ter o privilégio de ele nos considerar os camelos do ”contenente”!

Post scriptum
À luta Republicanos
Salvemos Cavaco da ruína
Antes que soldados americanos
Comecem a mijar-lhe em cima.

sábado, 14 de janeiro de 2012

D. Pintelho

Pintelho era um galo de raça…rafeiro! Foi adquirido pelo proprietário de um monte alentejano que o trouxe para a ribalta, na altura em que chegavam a Portugal comboios de dinheiro que abarrotaram as arcas de uns quantos (poucos) e transformou o País numa feira de vaidades.
Não foi difícil introduzir o Pintelho nas “sangrentas lutas de galos” clandestinas, características da época. (Andávamos quase todos distraídos na compra de inutilidades às aves de rapina que nos inundaram de “milho”, com gasto predestinado.
Enquanto o País vivia anestesiado, o galo Pintelho foi promovido a D. Pintelho, por se ter afirmado como rei e senhor nas lutas de galos em que participava. A fama granjeada com as vitórias fez dele um herói! O champanhe franciú vertia a rodos para o chão, depois de cada vitória! D. Pintelho e o seu dono viviam dias de felicidade sem par. Houve “apostadores” que ganharam fortunas...
Matreiro como uma raposa, D. Pintelho vencia quase todos os duelos, mesmo aqueles que pareciam irremediavelmente perdidos. Bastava uma troca de olhar com o boss para que fosse buscar energias à ponta das unhas, com que dilacerava os adversários. Por vezes era “demasiado sanguinário” e levava umas reprimendas, mas era tudo a fingir, para Inglês ver.
A vida “underground”, de fausto e luxo era um verdadeiro “laisser faire, laisser passer”…
um autêntico regabofe!
Mas… como não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe, certo dia D. Pintelho foi trocado “em hasta pública” e desapareceu do mapa mediático, substituído por outros galos de crista bem vermelha, mas que vieram a revelar-se com falta de pedigree.
As luzes da ribalta apagaram-se para D. Pintelho! Da sua actividade durante esse período, sei apenas que mudou de dono várias vezes, até ser comprado por um traficante de influências, por uma avultada quantia (paga com notas falsas), que agitou fortemente as “águas” e quase provocou um crash bolsista no mercado dos galos.
Para surpresa minha e provavelmente de muitos outros, certo dia reapareceu como se fosse D. Sebastião e mais importante do que isso, regressou às lutas e às vitórias!
Foi seleccionado para o Simpósio Mundial “Como abrir as portas em passo fantasma” e para representar todos os corococós de alta competição no “Troféu da Morte” que é luta de galos do “mato ou morro”(se o perigo está no mato, fogem para o morro, se o perigo está no morro, fogem para o mato).
Foi assim que atingiu altíssima cotação, exclusiva dos “puro sangue”. Adquiriu estatuto de vedeta. Obrigou alguns, que “relinchavam”de galo, a prestar-lhe vassalagem!
Mas, misteriosamente, de repente, sumiu-se!
Houve quem pensasse que tinha ido viver numa capoeira dourada, algures no mundo, à sua escolha, mas quem o conhecia melhor dizia “nã nã nã”… o Pintelho, por enquanto, não é galo para isso! Não gosta de viver em gaiola ou capoeira…Tem sete vidas como os gatos!
E assim foi. Com as “qualidades” que o caracterizam, tornou-se “dono de poleiro” mas a viver fora dele. Segundo me dizem está muito bem de vida, com “ração” abundante e com todas as regalias, alcavalas e mordomias de um anafado Galo de Barcelos …
É quase estrela mor de Constelação!
Ah, D. Pintelho de um cabrão!


Post scriptum
Já não há leis duradouras
Está tudo a andar à roda
Comer em várias manjedouras
É o que está a dar… e na moda!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Também vós, representantes de Deus?

Só nos faltava mais esta… Alguns representantes de Deus, obviamente sem autorização Dele, decidiram “brincar com o fogo” e em nome de um tal Instituto Missionário da Consolata a que pertenciam (mais um dos malvados Institutos) entregaram a um gestor bancário do BPN 3,5 milhões de euros, destinados a render juros superiores aos depósitos a prazo.
É dinheiro, porra! (E eu a pensar que a Igreja vivia com dificuldades sérias, que a impediam de socorrer os humildes e necessitados…)
Parte do dinheiro era “vivo”! (muito provavelmente caído do Céu e fora da contabilidade do Instituto… o que merecia a pena averiguar, digo eu). Vindo donde quer que seja, os “diabos de saia” sabiam perfeitamente que o dinheiro entregue se destinava a investimentos especulativos e de alto risco!!!
Sendo padres, os autores da proeza estão abrangidos pela “divina proteção terrestre” e sendo assim percebe-se que escapem à prisão, porque as leis dos homens não são suficientemente perfeitas para os condenar.O que escapa à minha compreensão (e protesto veementemente) é o facto de os portugueses terem que pagar do seu bolso esse dinheiro, que eles usaram de forma abusiva, completamente à margem dos mandamentos...( e que acabariam por perder, na ânsia extrema de conseguirem rendimentos imorais, como qualquer miserável usurário)
Pensava eu (mas pelos vistos pensava mal) que as dádivas (esmolas) dos fieis se destinavam à prática do bem por parte daqueles que as recebiam… (que ingénuo sou!) Afinal, servem para alguns “escolhidos”, servindo-se do nome de Deus, especularem e obterem rendimentos ilícitos… (Ó Cristo volta cá abaixo, fazes cá muita falta! Andam muitos “contrabandistas” a trocar as voltas à tua Palavra!)
Este Instituto (da Consolata) é um consolo! Os seus nobres fins, foram trocados por ESPECULAÇÃO (PURA, é certo!) feita por crápulas, que continuam a bater no peito, a “rezar” de mãos postas, todos os dias… a confessar, a aconselhar, a perdoar e outras coisas terminadas em ar (que deixo à imaginação dos leitores).
Concordo que era muito desagradável, os homens das “sagradas vestes” ficarem sem o cacau, mas isso era o fruto da sua ganância desmedida (que condenam nas homilias) e como tal… ficarem “tesos”era, apenas, o merecido e justo castigo!
Bem pior do que eles, estão todos aqueles que levaram uma vida séria e que de um momento para o outro ficaram depenados. Curiosamente para esses o Supremo Tribunal de Justiça (que considerou que o famigerado instituto tem direito a receber tudo aquilo que entregou ao vigarista do gestor bancário) mantém-se quedo e mudo perante a rapaziada que “roubou” a credibilidade e o dinheiro do BPN!
Os larápios continuam à solta, num fausto permanente, a gozar com (quase) todos nós.
De uma forma que me deixa muitas dúvidas, alguns (poucos) ganharam à grande com acções do BPN...
Se isto é Justiça, eu quero viver à margem!

Post scriptum
O escândalo quase nos mata
Está em todos os cantos
Só falta que os da Consolata
Sejam propostos p´ra Santos!

Ficar calado…

O nosso sistema judicial admite que os arguidos possam não falar durante o julgamento.
Se a Lei vertesse que “o arguido pode ficar calado, mas sem direito a beber”e que “o advogado de defesa pode sempre aconselhar o seu cliente a ficar calado, mas enquanto este não falar em tribunal, fica impedido de comer”, tudo seria diferente!
Sem comer, o advogado sobreviveria cerca de um mês, tempo suficiente para aconselhar o seu cliente a dizer ao juiz a sua versão dos factos e, sem beber, o arguido abandonaria o mundo dos vivos em cerca de uma semana, razão suficientemente forte para, sem demoras, se disponibilizar a contar a sua versão.
Desta forma … (para mim) tudo seria mais cristalino! (porque quem não fala não mente nem se contradiz)
Admito que esta minha opinião seja um “atentado jurídico, democrático e até humano”, mas estou convencido que a Justiça é seria e frequentemente prejudicada com “silêncios” de arguidos (a conselho dos seus bem pagos advogados?)
Concordo que a prova seja produzida em julgamento, mas parece-me bem que a opção pelo silêncio, por parte do arguido, seja considerada obstáculo à Justiça e não seja apenas um direito seu!
Rui Pedro desapareceu em Lousada há cerca de 13 anos!
Afonso Dias, peça chave do processo, mantém-se caladinho!
O seu advogado …
Nós todos… a pagar!
Que (m) Justiça é esta?
Juro que, se o Pedro fosse meu filho, eu havia de encontrar uma maneira de o Afonso e o seu advogado me contarem o que sabem.

Post scriptum
Se a Justiça não se apruma
O crime vai aumentar
Não se faz “tudo à uma”
Mas seria bom… começar!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

É preciso ter descaramento...

Com a demagogia que o caracteriza o ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares anunciou os “aumentos” das pensões. A pensão mínima passa a ser 254 euros, a pensão rural 234 euros e a pensão social 195 euros.
Nada sei das posses e das capacidades intelectuais do ministro (sei que, tal como os outros, vive como um príncipe à nossa custa), mas não me parece que faça a mínima ideia do que é viver com este rendimento mensal. Se a tivesse não teria tido o descaramento de chamar os jornalistas para anunciar esta medida, cujo dinheiro foi retirado do Rendimento Social de Inserção, destinado também aos mais pobres… (com muitas falcatruas à mistura, atestadas por entidades que deviam ser idóneas, mas infelizmente nem sempre o são.)
Quem, friamente, tem o descaramento de obrigar a viver com estas quantias irrisórias pessoas que trabalharam uma vida, muitas vezes em condições desumanas, não passa de um tosco analfabeto social que nunca devia ser ministro.
Os aldrabões dos nossos políticos arranjam maneira de tapar as crateras do BPN, da Madeira, da Saúde, da TAP, do Metro, da Carris… da PQOP, mas para arranjarem meia dúzia de tostões para ajudarem a ter uma vida minimamente digna a quem trabalhou, não são capazes de encontrar uma saída…
Vergada pelo peso dos sacrifícios constantes esta gente nada reivindica! Tudo aceita! Considera esta “esmola” uma dádiva divina colocada nas mão dos políticos! Vive resignada pelo medo de ficar sem nada, se levantar ondas…
É por isso que a canalha de todos os partidos se mantém “serena” perante esta vergonhosa realidade de viver com 200 euros mensais de rendimento.
A cada minuto que passa os governantes anunciam que 2012 vai ser um ano muito difícil. Este aumento de 7 euros nas pensões mais baixas, melhor seria que o governo o metesse no “pacote…”de apoio aos ricaços! (Sugiro “pacote passos” para especuladores bolsistas abonados; “pacote portas” para empresários de grande envergadura; “pacote gaspar” para latifundiários avantajados…)
Estas mentes perversas que aspiram a que a semana de trabalho venha a ser de 100 horas e o salário mínimo de 250 euros têm que ser varridas definitivamente da sociedade Portuguesa. O facto de sabermos que essa realidade, à qual os nossos governantes fazem vista grossa, quando está em causa o “deus dinheiro”, existe em outras partes do mundo, é mais um motivo para varrermos o “lixo” que tomou conta de Portugal. Não podemos coabitar com crápulas que nos querem fazer regressar à Idade média, depois de nos extorquirem o último cêntimo.

Post scriptum
Cada vez mais pobretanas
Com ricaços à mistura
Enfrentemos os sacanas
Antes que chegue a ditadura.