segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Que País é este?

Num dia destes, dei comigo a ouvir a chuva e a pensar no País que somos. Fui formulando hipóteses que armazenei no “sótão”...
Hoje, sentado frente ao computador vou partilhá-las convosco.  
Hipótese 1 - Um Reino de mentirosos?
Um inquérito feito por uma conceituada fábrica de sondagens revela que entre a classe política ninguém assume que mente! Os mentirosos são sempre os outros! Se ninguém assume que mente...não podemos ser o reino dos mentirosos!
Hipótese 2 - Um Oásis para os corruptos?
Toda a gente diz, incluindo prestigiadas instituições internacionais, que um dos grandes problemas de Portugal é a corrupção, mas a avaliar pelo que se pode observar nos Tribunais e nas prisões, Portugal é uma “virgem santa” onde tudo funciona com a vontade de Deus e segundo a sua Doutrina. Não se vislumbram ninhos de corruptos! Portugal é um País de Gente séria e de bons costumes! Os senhores advogados e os meritíssimos juízes que o digam...
Hipótese 3 – Uma Trupe de falsários?
Tem havido para aí uns “casos”, mas nada de importância! Cada um faz pela vidinha... (quem pode, claro!) Deixemo-nos de tretas, porque os visados são sempre gente de alto nível e gente de alto nível...é gente de alto nível! Estão acima, compreendem? Só conheço um grupo de falsários organizados, o que é manifestamente pouco para podermos afirmar que Portugal é uma trupe de falsários!
Hipótese 4 – Uma selva de compadrios?
Sinceramente, não conheço nenhum Animal Selvagem chamado compadrio e embora a selva seja uma realidade, eu chamar-lhe-ia solidariedade entre pares. Para mim que sou um nadinha gago tudo não passa de uma áfia embuçada!
Hipótese 5 – Uma cambada de incompetentes?
Os exemplos são gritantes, mas não é justo generalizá-los. E cambada também não me parece o termo certo. Prefiro a expressão “ fina flor da Incompetência” dado o calibre e o jaez dos seus representantes máximos.
 Hipótese 6 - Um Rebanho de Lacaios?
Cruzes, canhoto, abrenuncia! Quando muito, cordeirinhos amestrados a tratar da barriguinha! O manto que os cobre não deixa passar o frio e daí a sua doçura e o acatamento da “imolação” de Portugal. É tecido de fabrico alemão! É tudo gente que abraçou a Democracia e que de vez em quando se entretém a apertar-lhe o pescoço... Brincadeiras de crianças irresponsáveis...
Hipótese 7 - Um cardume de piranhas?
Fomos realmente vítimas de um cardume de “peixes desconhecidos”, altamente perigoso para a saúde, educação e justiça social, mas que não devora tudo o que lhe aparece pela frente. São peixes de apetite seletivo que respeitam, entre outros, trutas e tubarões e seus derivados...
Hipótese 8 - Um Cartel de saqueadores?
Portugal tem estado a saque, mas não vislumbro qualquer cartel. Os saqueadores (Especuladores sem rosto, BPN, BES e outros) agem por conta própria para encher o bornal. Estamos num patamar em que os tubarões se tentam comer uns aos outros, sabendo que quando for descoberta a marosca...o Povo lá está com a mesa posta!
Hipótese 9 - Uma Academia de doutores analfabetos?
Conheço muitos “fastdoutos”, mas não estou seguro de que sejam analfabetos.
Politicamente, são poucos os que conseguem perceber a complexidade do mundo de hoje e até houve um que disse que não lia jornais (salvo erro), não tinha dúvidas e raramente se enganava. (Infelizmente para nós, agora, os enganos são em catadupa!)
Hipótese 10 – Um Clube de amnésicos?
Tem havido alguns casos de amnésia a nível da “estratosfera”, mas nada que uma longa cura de sono não remedeie. Geralmente são casos relacionados com dinheiro e isso é o que mais há para aí, nos bolsos dos ricaços! Portugal não é um Clube de amnésicos. Portugal é um País onde alguns amnésicos estão a tentar formar um Clube.
Hipótese 11 - Uma Seita de vampiros?
Se o Zeca fosse vivo talvez lhes chamasse isso, mas ele era revolucionário e isso agora já não se usa falar de revoluções, mesmo depois da pacífica Revolução de Abril. Estamos na era das reformas que é um conceito mais “simpático” para quem detém o poder. Não lhe chamaria vampiros, até porque não há “caninos” para tantos assessor(as), chefes, chefinhos e chefões...
Hipótese 12 - Uma coutada de Javalis?
Existem diversas coutadas em Portugal. Descriminar os javalis não me parece correto.
Hipótese 13 - Uma Equipa de jogadores do “faz de conta”?
Somos um país de jogadores. Os cofres da Santa Casa e outros cofres clandestinos comprovam isso. O jogo do faz de conta está a proliferar e a enraizar. Nada vale hoje o suficiente para valer amanhã. O virtual vai tomando conta de nós. Os princípios foram substituídos pelas contingências do mercado e os valores foram substituídos pelo dinheiro. Mesmo assim são muitos os que têm que enfrentar a realidade do dia-a-dia, quase sempre dura! Portugal não é um país de jogadores do faz de conta, embora sejam muitos os “asnos” que fazem de conta que as pessoas são um número!
Hipótese 14 - Um Barco à deriva, sem destino e sem rumo?
Há vários anos que um amnésico aniquilou a nossa vocação marítima, destruindo tudo o que ao longo de décadas nos manteve virados para o mar. Falar em Barcos causa-me náuseas depois do que tem sido feito para nos afastar do Mar, onde poderá estar a nossa salvação!
Um barco à deriva serve sempre os interesses de alguém!
Vejam se alguém se preocupou com Portugal quando desbaratou o dinheiro dos fundos. Claro que não, porque ele trazia bilhete de ida e volta!
O destino e o rumo, em primeiro lugar, são definidos à volta do interesse próprio e só depois do interesse público!
Portanto, a deriva é programada e o destino e o rumo estão “bem” definidos por quem nos desgoverna!

Esgotadas as hipóteses que me vieram à cabeça naquele dia, cercado de verde Natureza a ouvir a chuva, concluo com a única resposta que, neste momento, me parece plausível:

- É (somos) UM PAÍS DE MERDA!

Sem comentários:

Enviar um comentário