domingo, 10 de agosto de 2014

Será desta?

Será desta vez que os ricos também vão pagar a crise, ou vão sair ilesos, pagando pomposamente” aos “serviçais políticos” para os livrarem desse fardo e transferirem para os reformados, trabalhadores e pequenos empresários a responsabilidade de “tapar” os “buracos” sem fundo?
Estão, penso eu, ainda por apurar as consequências do “crime BES” e não me parece que o BES seja caso único!
À medida que vão sendo desvendados os “segredos do dinheiro” vamos tomando consciência da podridão reinante nas altas esferas. O “deus” capitalismo, minado pela ganância selvagem e pela corrupção está a precisar de forte regulação ética, sob pena de a humanidade se autodestruir.
O posicionamento das sociedades democráticas perante os crimes económicos não pode continuar a ser o que foi até agora. Os criminosos têm que ser severamente punidos e as suas fortunas confiscadas. O dinheiro tem que deixar de poder estar escondido.
Por acaso alguém sabe onde é que o “teso falido” do Salgado foi buscar os três milhões de euros e quais foram os critérios do douto magistrado para lhe conceder direito a fiança?
Quem comete e ajuda a cometer um crime desta dimensão tem direito à liberdade?
Com a economia transformada num jogo de bolsa, com o dinheiro sujo escondido em offshores e a circular em circuitos fechados de lavagem, o trabalho e o “negócio” limpo deixaram de ter peso na “unidade de medida” do enriquecimento.
Uma legião de “habilidosos” bem pagos trabalha afincadamente para extorquir o “Estado cobrador de impostos”, que suga até ao tutano o cidadão comum...
Os políticos e outras profissões privilegiadas tratam do seu bem-estar! Assobiam para o lado a fingir que não é nada com eles.
A corrupção e as “lavandarias” alastram!
Os Governos desprotegem completamente os mais frágeis!
A Justiça não funciona!
O cidadão comum que vive do seu trabalho, morre à míngua!

Será desta que o Povo macambúzio acorda?


Sem comentários:

Enviar um comentário