quinta-feira, 17 de maio de 2018

FUTEBOL


FUTEBOL
Por Celso Neto

Nunca consegui perceber muito bem donde vêm os milhões que alimentam os clubes de futebol nem os motivos que levam muitas pessoas a alterar radicalmente o seu comportamento quando assistem a jogos ou falam de futebol, em defesa do seu clube.
(Claro que o dinheiro vem de algum lado e há de haver uma explicação científica para tal comportamento.)
Também não percebo a inexistência de uma verdadeira justiça desportiva em Portugal e muito menos consigo perceber a atitude do sistema político relativamente ao futebol, permitindo que funcione “à parte” num labirinto caótico onde vale (quase) tudo…muito para lá do aceitável!
A promiscuidade entre o futebol e a política é a grande responsável pela situação a que chegámos e é por isso que considero hipócritas as palavras de todos os políticos que até agora se manifestaram sobre os trágicos acontecimentos de Alcochete. Puro populismo e hipocrisia, muito semelhante à dos incêndios florestais que depois de dezenas de anos de “vista grossa” passaram para o centro das preocupações… até voltarem a ser esquecidos!
A imunidade dos dirigentes desportivos dos clubes de maior dimensão (e não só) é total! Podem fazer e dizer o que bem lhes apetecer, porque o mal deles é batatas! A investigação é rotativa “ignorando” que todos usam os mesmos métodos e tentam transformar os rivais no elo mais fraco. Os resultados práticos de tais investigações são praticamente nulos, excetuando umas multas cujos montantes são anedóticos. Todos os dias acontecem e passam em claro “aberrações” que nos envergonham…
O que se passou em Alcochete é mau demais! Enxovalha, merecidamente, todos quantos desempenham funções coordenadoras relacionadas com o Desporto pelo desleixo com que são encarados factos graves que amiudadas vezes acontecem e pela corrupção que circula nos “corredores” desportivos.
O papel da comunicação social é péssimo! Basta ver o triste espetáculo que todos os dias nos proporcionam os diferentes canais televisivos e as parangonas dos jornais, onde papagaios de toda a espécie se empenham na defesa dos seus emblemas…
Quando acontece uma desgraça os nossos políticos vão resolver tudo, mas depois… fica tudo na mesma! (porque para políticos medíocres, quem manda é o dinheiro!)



Sem comentários:

Enviar um comentário