sábado, 19 de abril de 2014

Portugal aos quadradinhos (episódio 1)

A vergonhosa atuação de sucessivos governos, contra os mais fracos e necessitados, atingiu o seu expoente máximo com o atual governo PSD/CDS-PP, protagonizada por dois doutos incompetentes que dão pelo nome de Passos Coelho e Paulo Portas, “troféus” que o capital especulador tirou da cartola para nos fazer regredir várias décadas e assim aumentar significativamente os seus obscenos lucros.
Portugal é hoje um país destroçado, que tem que pedir dinheiro para pagar juros! Gostaria de ver nessa situação, entre muitos outros, o conceituado economista Cavaco Silva, para ver como é que fazia para sair da pobreza... É que, a minha inteligência não me permite alcançar como é isso possível, se não lhe forem dadas condições para um forte investimento produtivo que lhe permita pagar a dívida e os juros. No seu sábio quase analfabetismo, o meu pai sempre me disse que quem pede dinheiro para pagar juros, está arruinado, e “a cavalo morto cevada ao rabo”!
A “máquina de propaganda” quer-nos fazer crer que estamos no bom caminho com estes níveis insuportáveis de austeridade, mas o País real bem sente que assim não vamos a lado nenhum! Claro que Passos, Portas e Cavaco não são os únicos culpados. Antes deles já houve outros, mas quem assume a responsabilidade de governar não pode passar a vida a culpar os outros, como faz a “orquestra” do PSD/CDS sob a batuta de Cavaco.
O PS do futuro, sobre quem vai cair a responsabilidade de governar, (penso eu) tem que ser um PS diferente que suporte um governo diferente dos anteriores. A determinação e a competência têm que ser evidentes aos olhos dos portugueses. A Política não pode ser “gato escondido com o rabo de fora”. A governação tem que ser orientada no sentido de um Estado Social que proteja e responsabilize TODOS os portugueses. Precisamos de criar empregos, mas no setor produtivo e não no “ar condicionado” dos gabinetes. A mão de obra altamente qualificada dos nossos jovens tem que ser posta ao serviço de Portugal e não ser obrigada a emigrar para ir desenvolver outros países.
O PS tem que anunciar e discutir com a sociedade civil (e não apenas no Partido) um Plano Estratégico que comprometa e responsabilize quem o executa! A “jota” tem que deixar de dar acesso automático ao poder! A promiscuidade dos governantes com o grande capital financeiro tem que acabar! A decisão tem que ser obra de verdadeiros cidadãos e não de “correias de transmissão” que apenas buscam o interesse próprio!
Os Partidos Socialistas Europeus têm que trabalhar arduamente, em equipa, porque a crise é de dimensão Europeia e não de cada País isoladamente! A função de Deputado Europeu tem que deixar de ser um prémio para os que “incomodam”! A articulação do PS Nacional com os Deputados Europeus é fundamental!

Post scriptum
Estão próximas as Eleições Europeias. Em minha opinião, os portugueses têm que dar um sinal inequívoco do seu descontentamento com as políticas que este governo abraçou e, teimosamente, quer manter. É evidente a “qualidade” da teimosia do governo, mas Portugal não precisa de teimosos, precisa sim de ser governado por pessoas competentes.
Já nada se pode esperar deste “ninho de lacraus”. Parece que, agora, a tática é um Secretário de Estado anunciar uma “baboseira” qualquer, para ser desmentida por um Ministro e depois ser decidida uma baboseira muito próximo da anunciada...

Até quando vamos tolerar que brinquem com a nossa dignidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário