sexta-feira, 12 de julho de 2013

Coisas do destino…

Coisas do destino…
Por Celso Neto

Quando me ponha a “olhar” para o meu País, com o sentimento de tristeza e revolta facilmente identificáveis naquilo que vou escrevendo, já várias vezes tenho pensado no que teria acontecido se a D. Teresa tivesse abortado na gravidez do filho, Afonso Henriques, de sua graça.
Sei que se tal tivesse acontecido, não teria, certamente, permitido o destino que eu existisse e estivesse aqui, sendo esse para mim o grande e único benefício do facto de aquele filho ingrato ter lutado contra a própria mãe…
Durante os sessenta e três anos que levo de vida aprendi a amar Portugal. Fui à guerra, chorei de alegria com o 25 de Abril, festejei e combati pela Liberdade, envolvi-me politicamente e procurei ter uma participação social civicamente ativa e interventiva, estudei, constituí família, respeitei as Leis …. e de que me adiantou tudo isso, relativamente aqueles que nada fizeram ou viveram à margem da Lei ou que, dando largas ao seu egoísmo, apenas trabalharam em proveito próprio?
A classe política de novos ricos, muitos corruptos, que tirou “cursos superiores de colar cartazes e dizer ámen” instalou-se no poder e aos poucos matou o nosso SONHO e aniquilou a nossa Economia. Ficámos praticamente impedidos de ter esperança!
Quando vejo a sumptuosidade monumental das cidades espanholas que tenho visitado, a forma como o Estado Espanhol trata o Património e a maneira como os Espanhóis enfrentam a crise financeira (provocada pela Alemanha que lhes queria destruir a Economia, mas não consegue) confesso que nutro simpatia por Espanha!
Constata-se que é um país que investiu muito dinheiro proveniente das “descobertas”, contrariamente ao que fizeram os Portugueses que, tal como fazem agora, dividiram a “massaroca” pelos amigalhaços e o Reino ficou de tanga!
Quando olho para o miserabilismo de Portugal, o de agora e o de outros tempos recuados, fico na dúvida se o Destino não devia ter feito abortar a D. Teresa.
Talvez nessa altura não fosse tão difícil suportar o jugo espanhol como é agora suportar o alemão…

Post Scriptum

… e até podia ser que o Destino me tivesse feito nascer e viver noutro planeta, que é o que me apetece quando ouço o Passos, o Portas, o Cavaco e uns quantos mais, que para além do Sócrates, não enumero.

Sem comentários:

Enviar um comentário