terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A TRUMPALHADA AMERICANA

A TRUMPALHADA AMERICANA
Por Celso Neto

Penso que não tardará muito tempo para que que O Senado e a Câmara de Representantes comecem a meter Donald Trump nos eixos, cortando pela raiz o seu sonho xenófobo e de violência implacável para quem não comunga das suas ideias. Penso que sem estar em perigo eminente o alastramento da guerra, a Paz Mundial está ainda mais comprometida, porque violência e xenofobia geram apenas mais violência…
É certo que Trump, ao contrário dos nossos políticos, anunciou as medidas que ia tomar caso fosse eleito. Passou despercebida aos americanos a “nuance” de que caso não vencesse não aceitaria o resultado… Coisa de “pequena monta” para um povo que está longe de corresponder intelectualmente ao seu estatuto económico (apesar da farta miséria que também por lá reina!)
Dizem-me que foram os americanos iletrados que elegeram Trump, mas estou convencido que os letrados tiveram papel determinante nesta hecatombe.
Seja como seja, Trump foi eleito com as leis eleitorais em vigor e que não foi ele que fez! Não servem de desculpa os milhões de votos que teve a menos que Hillary Clinton… (Isso é desculpa de mau pagador!)
Não sei o que se passou nas eleições americanas e não partilho da ajuda Russa a Donald Trump.
A mensagem de Hillary e do próprio Obama não passaram…  Os Democratas falharam redondamente!
Vai ter que ser o Partido Republicano, a que Trump pertence, a ajudar a pôr fim às suas tropelias e devaneios.
Assim seja e que o caso Americano seja uma lição para o Mundo!

Há sempre motivos que justificam o “corte” da Liberdade. Compete a todos lutar para que tal não aconteça, para que a História dos horrores não se repita.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

MÁRIO SOARES NÃO MORREU…

MÁRIO SOARES NÃO MORREU…
Por Celso Neto


Mário Soares partiu para parte incerta
Em cruzada pela Liberdade
A sua vida entre nós é um alerta
Para toda a humanidade
Remou contra os ventos e as marés
Percorreu o mundo de lés a lés
Granjeou o respeito Universal
Honrou a Bandeira de Portugal…
Fez coisas muito boas e outras nem tanto
Mas só não erra quem se refugia no seu canto
A olhar para o umbigo e a caluniar
Quem ousa fazer e sonhar…

Mário Soares é um cidadão do mundo
Por quem sinto um respeito profundo
Enquanto teve energia
Lutou dia após dia
Pela causa Portuguesa
Às vezes dando um murro na mesa
Quando se tratava de defender a Liberdade
Causa que assumiu de “tenra” idade

Sinto revolta quando ouço alguém
Falar dele com rancor ou desdém
Mário Soares foi um Estadista
Que colocou Portugal na lista
Dos Países com Democracia
Em plena Guerra fria
Com a União Soviética a lutar desesperadamente
Para abrir uma porta a ocidente…
Há quem o acuse de uma má descolonização
Como se estive nas suas mãos a solução…
Há quem defenda que a guerra devia continuar
Como se houvesse quem quisesse “lá” ficar…
Os filhos do Povo estavam fartos de guerra
E não se sentiam donos daquela terra…
Apesar de alguns cenários horríveis
As decisões foram as possíveis
Por culpa da ditadura de má memória
Que não soube ler e interpretar a história
Pensando que Portugal
Era mais forte que a Comunidade internacional!


Para o Campeão da Liberdade, que partiu em viagem…
Aqui deixo expressa a minha respeitosa Homenagem!



sábado, 7 de janeiro de 2017

EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO… Amen!

EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO… Amen!
Por Celso Neto

De um momento para o outro os árbitros transformaram-se numas figuras demoníacas, cujo intuito é prejudicar o F C Porto e o Sporting C P, tudo por obra e graça do S L Benfica que continua bem posicionado para o tetra, embora seja ainda muito cedo para se falar do campeão 2016/17.
Alguns “analistas” passam o tempo a “construir” campeonatos virtuais com pontuações elaboradas a partir de resultados sem erros da arbitragem, outros apostam no vídeo árbitro, como resolução de todos os males e há quem já “aposte” na criminalização dos erros do árbitro… As claques preferem a “ajuste direto”!
Para uns e para outros quero aqui deixar registado o meu “desprezo”, porque erros sempre houve e irá continuar a haver nas arbitragens e os árbitros são (tenho a certeza) a parte mais séria no mundo complexo do Futebol, porque embora sejam os “parentes pobres” dos negócios que gravitam à volta do futebol, é sobre eles que incidem os holofotes, pela gigantesca responsabilidade que carregam aos ombros.
Onde houver homens há sempre possibilidade de errar, mas é curioso que não se ouvem jogadores a assumir o erro de falhar golos incríveis nem treinadores a penitenciar-se por não conseguirem “desembrulhar” a estratégia do adversário… Quando perdem e/ou veem voar os milhões a que aspiravam, dirigentes, treinadores e jogadores descartam a sua própria responsabilidade e culpabilizam os árbitros pelos seus fracassos.
Ninguém fala nem condena os “truques” que se fazem para ludibriar os árbitros. Penso que do treino individual de alguns jogadores farão parte as “técnicas de mergulho, do empurra e do agarra, do queimar tempo e das caras de muito sofrimento” …entre muitas outras!  Era, talvez, por aqui que a “reforma” devia começar!
O “árbitro, máquina perfeita” nunca vai ser possível! Compete aos humanos reconhecer e aceitar que assim é! Por muito “importante” que seja um jogo de futebol, não passa de um jogo de futebol! Há coisas bem mais importantes na vida de todos nós!
Neste clima de litígio permanente fomentado pelos responsáveis dos clubes que investem forte (o que têm e o que não têm) o cidadão comum deixou de usufruir os prazeres de adepto e trocou-os por uma crispação permanente em defesa da sua clubite…

Isto assim já não é desporto, nem é nada! É mais uma merda que temos que suportar, que todos os dias nos entra pela porta dentro!