segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PORTUGAL EM 5º LUGAR NO CLUBE DOS CORRUPTOS

PORTUGAL EM 5º LUGAR NO CLUBE DOS CORRUPTOS
Por Celso Neto

Portugal está no pódio dos países mais corruptos
Bem nos avisam, mas nós somos brutos…
Estamos em quinto lugar no ranking mundial
Ninguém vai preso…é um festival!

Qual governante, qual deputado, qual banqueiro…
Os corruptos são os que não têm dinheiro!
O mundo está mal por causa da pobre “ralé”
Os ricalhaços é que mantém o mundo em pé…
Como o dinheiro é surdo e não fala
“Abicham, abicham, abicham”, mas ninguém se rala!

As leis são talhadas à medida da alta finança
E com isso, muito boa gente…enche a pança!
Quando há buraco o povo suporta
Fica sem vintém, mas isso não importa
Os pobres precisam é de sacrifício…
Já assim era no tempo do Santo Ofício!
Os meritíssimos juízes “matam-se” a trabalhar
Mas a justiça anda devagar…

As sociedades /gabinetes de advogados
São poderosos “moços de recados”
Dedicam-se à pesca e proteção do peixe graúdo
E na hora da verdade…vale tudo!
Quando convém, assobiam para o lado
O peixe miúdo está sempre tramado!
Os chico-espertos afirmam-se pela ronha
Os nossos políticos são uma pouca vergonha!
O compadrio reina e alastra…

Está na altura de dizer BASTA!

domingo, 28 de agosto de 2016

EM CONTINÊNCIA PARA A VILA

EM CONTINÊNCIA PARA A VILA
Por Celso Neto

Decorridos quarenta e dois anos sobre o fim da guerra colonial, o concelho de Sátão, através da iniciativa de alguns ex-combatentes e do apoio da autarquia, decidiu honrar os satenses que morreram nela, construindo num local de destaque da vila um Memorial, cujo autor não conheço, mas a quem felicito. Os pormenores estéticos são, para mim, de somenos importância, porque o ato criativo nunca pode (nem deve) agradar a todos.
Considero que a implantação deste Memorial foi um gesto digno, de justiça, porque se é verdade que temos que respeitar aqueles que não participaram na guerra colonial (uns por convicção, outros por medo, outros por conforto) não é menos verdade que também temos que respeitar aqueles que nela participaram e honrar a memória dos que morreram em combate. Duvido que a esmagadora maioria fosse combater por vontade própria, mas acredito que muitos o tenham feito com sentido pátrio.

Não quero alongar-me na análise desta questão, mas numa altura em que ainda ouvimos dizer “a guerra estava ganha”, “a descolonização foi uma vergonha”, “a culpa foi dos comunistas que entregaram aquilo aos turras” etc., etc., etc. aquele Memorial inaugurado em 20 de Agosto deve, em minha opinião, ser considerado um apelo à Paz e aos respeito que nos devem merecer aqueles (e todos) os jovens que morreram a combater nas ex-colónias.
Despojado de armas e outros símbolos bélicos, aquele militar a fazer continência, colocado em cima das lápides que correspondem aos jovens mortos do concelho, deve ser um alerta para os horrores da guerra e também a rejeição do recurso às armas como forma de resolução das divergências que sempre surgem nas relações entre as pessoas e os países.

Estão de parabéns os mentores e os executores deste Memorial.
Há quem diga que o militar é muito alto… Por enquanto, que eu saiba, ainda não há medidas standard para os Homens!
Talvez esteja a chamar à atenção para a nossa pequenez!


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A FESTA DO PONTAL

A FESTA DO PONTAL
Por Celso Neto


Na festa do Pontal
A azia habitual
Só serviu para por a claro
O quanto o anterior Governo nos saiu caro…
Sem qualquer proposta ou ideia nova
Passos está de pés para a cova!
Que leve a Cristas e Cª
Que também anda cheia de azia
Aqueles vómitos de veneno
São “favas contadas” pró Centeno!

Perante uma reduzida plateia sem entusiasmo e sem chama, trazida em autocarros fretados pelas distritais e concelhias, Passos Coelho debitou as “baboseiras” do costume relativamente à nossa Economia e à atuação do Governo e da maioria que o sustenta na Assembleia, como se o Governo a que presidiu durante quatro anos e a maioria parlamentar que o apoiou, tivessem sido um exemplo a seguir…
Passos já se esqueceu que deixou o país de rastos, não cumpriu as metas do défice, aumentou a dívida,” rasgou” a Constituição, não acertou praticamente nenhuma das suas previsões e a única promessa que cumpriu foi deixar Portugal mais pobre, os pobres e remediados cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos!
Se tivesse continuado no poder, duvido que Portugal, hoje, tivesse alguma coisa para vender e que os mais elementares direitos de cidadania não estivessem seriamente ameaçados… Por sua vontade, os trabalhadores por conta de outrem e os reformados eram meros números estatísticos!
Este selvagem, lacaio dos grandes interesses económicos, juntamente com outros trafulhas cozinharam negociatas que hoje se conhecem e que mostram bem a falta de caráter e a ausência de preocupações éticas, cívicas e constitucionais que pautavam a sua atuação governativa.
Se os atuais líderes do PSDPP se mantiverem (oxalá que sim), Costa tem apenas que se concentrar na governação, não precisando de se preocupar muito, tal é o vazio de ideias que carateriza a sua oposição.

Comparar a “geringonça” socialista com a “caranguejola” do PSDPP é o mesmo que confundir filet mignon com banha de porco!

sábado, 13 de agosto de 2016

EM JEITO DE RESCALDO

EM JEITO DE RESCALDO
Por Celso Neto

Não sei, mas gostava de saber, até que ponto afirmações, como as repetidamente proferidas pelas cúpulas do PSD/PP a denegrir Portugal e a nossa Democracia, podem contribuir para que algumas mentes mais frágeis “incarnem” desejos de vingança e ajuste de contas, que os leve, por exemplo, a atear fogos florestais…
Também não sei se, por analogia, os “incêndios políticos”, verdadeiro terrorismo político de algumas mentes altamente responsáveis pela situação em que nos encontramos, motivam comportamentos incendiários…
Uma coisa me parece certa:
- O aproveitamento político da área ardida em cada ano é deveras lamentável, pois até agora nenhum governo encarou de frente o problema dos incêndios florestais. Tudo o que tem sido feito pelos sucessivos governos não passa de uma m… “cagada”!
Evidentemente que o atual governo (que já podia ter feito bastante mais) é o menos culpado, dado o tempo em que se encontra em funções.
Dá-me vontade de chorar quando olho para a cinza em que se encontra convertida uma boa parte da nossa floresta (e não só)! A perda de vidas humanas é irreparável!
Urge tomar medidas, as primeiras das quais no sentido de desmoronar o lobby dos incêndios.


PS – Fico à espera das propostas do PSD/PP nesse sentido, tal como dos outros Partidos. Espero que os senhores Deputados substituam a “má língua” e as “palmadinhas nas costas” por trabalho efetivo ao serviço do País.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

DESGRAÇAS EM DIRETO…

 DESGRAÇAS EM DIRETO…
Por Celso Neto

Embora considere que os incêndios florestais “servem” muitos e diversificados interesses “ocultos”, não tenho dúvida de que muitos deles são obra de pirómanos e de portadores de outras “doenças modernas” que, quase impunemente, ateiam fogos, com as consequências de todos conhecidas, muito graves e preocupantes, infelizmente!
Os piromaníacos sentem certamente um grande prazer ao ver em direto na TV o “espetáculo” que eles próprios produziram, acompanhado das “desgraças em direto” que os repórteres proporcionam. Ver um fogo de grande dimensão há de ser algo que lhes provoca ”orgasmos mentais”. Sentir o realce e a importância que é dada ao seu ato criminoso há de (digo eu) motivá-los para criação de “cenários cada vez mais apocalíticos”.
Considero vergonhosa e degradante a atuação das nossas televisões. O péssimo serviço que prestam, a que alguns chamam direito de informação, mas eu prefiro chamar ABERRAÇÃO, apenas e só serve para motivar os “artistas do fogo posto”
Sinto náuseas e revolta quando as vejo ocupar horários nobres para transmitirem em direto a “maior desgraça”, para deleite de um povo ávido de espetacularidade, venha ela donde vier!
Foram muito poucos os que se opuseram à criminosa extinção de tudo o que constituía vigilância florestal (primeiros os guardas e depois os serviços) para ceder ao lobby do combate aos fogos. Os “diretos” dos fogos florestais são um precioso meio de reforçar o lobby do combate aos incêndios, porque mostram claramente a pequenez do cidadão comum, perante esses “arautos do bem” que nos livram de uma tragédia ainda pior. Omitindo as vantagens e os benefícios da prevenção, a existência do lobby é imprescindível! É o lobby que decide quanto vai ganhar, com a preciosa ajuda dos incendiários, muitos dos quais (estou convencido) motivados pelas reportagens degradantes das televisões.

Senhores políticos: Não há quem ponha mão nesta merda? O que andais a fazer há tantos anos? Por que é que Portugal é de longe (segundo um estudo da união europeia) o País que mais arde?
E já agora…Por que é que os meritíssimos juízes não condenam os incendiários ao ”internamento” nos meses de verão?


segunda-feira, 8 de agosto de 2016

VIAGENS, CAMA E MESA

VIAGENS, CAMA E MESA
Por Celso Neto

Viagens, cama e mesa…
Política à Portuguesa!
Que falta de vergonha! Que pobreza!
De espírito, claro está
Porque falta de graveto…ali não há!
Pode falar-se em corrupção e tráfico de influências
Ou foi distração de Suas Excelências?
Governantes e Deputados da Nação…
“Filhos dum cabrão”!
Fora o pai que não tem culpa
E a mãe, a quem peço desculpa!

Agora pagam e fica tudo sanado…
Pobre Portugal…que triste Fado!
“Avançar” agora com o “graveto”
É pior a emenda que o soneto.
António Costa está a perder uma oportunidade
De se afirmar pela transparência e seriedade
Manter aqueles “chicos espertos” no governo
Vai dar merda! (É mesmo esse o termo!)

Para os deputados do PSD da Assembleia
Que também viajaram
Pernoitaram
E “manjedouraram”
“À boleia”
Houve apenas o pequeno problema
Da fuga de informação do “sistema”
O trio apocalíptico
Parece que foi em trabalho político!!!
Foram “vender” Democracia regulada pelo mercado
Aquela que não leva a nenhum lado!

Claro que o líder, o vice e o outro ”cromo”
Também deviam ser “lavados com omo”
Mas vai ficar tudo na mesma…
Neste aspeto, o Povo é uma “abantesma”!
Os “candongueiros” são finos, muito astutos
Por isso estamos em 5º nos 38 países mais corruptos!
Conseguem sempre passar nas malhas da Lei
Como conseguem tal?  Eu não sei!
Tenho ideia que não será por mérito
…mas já assim era no pretérito!


terça-feira, 2 de agosto de 2016

ESTA OPOSIÇÃO É DE PARTIR O COCO… a chorar e a rir!

ESTA OPOSIÇÃO É DE PARTIR O COCO… a chorar e a rir!
Por Celso Neto


Feridos de asa, os “laparotos” que se preparavam para formar governo ao serem surpreendidos pela união da esquerda (que passou a campanha eleitoral a gladiar-se para não levantar suspeitas?) caíram na tentação do “bota abaixo” convencidos que a geringonça ia estatelar-se na primeira curva apertada…
Montada na sua caranguejola a direita semeou veneno aos sete ventos contra António Costa, mas o certo é que ninguém lhe deu ouvidos e hoje se encontra completamente descredibilizada, não apenas em Portugal, mas em toda a parte. Na continuidade do que vinha acontecendo enquanto foi governo, a direita não acerta uma! Passos Coelho, as serigaitas e meia dúzia de arruaceiros que incarnam as elites dirigentes vão ter que alterar a tática, pois já constituem motivo de chacota pelas posições que defendem!
O completo ostracismo a que têm sido votados pelos portugueses, somado ao europeu, vai certamente ter consequências no interior dos partidos PSD/PP e não me admira que sejam corridos dentro de pouco tempo, porque o modo como tem feito oposição ao governo é mau demais para poder ser tolerado, por quem quer que seja!
Os sucessivos ataques sem substrato e sem nexo, ajudaram António Costa a afirmar-se como estadista, cada vez mais de pedra e cal, sendo já visível a “cambalhota” de a oposição tentar chamar a si os êxitos do atual governo (que herdou uma boa situação). Como já se provou que isso é completamente falso…é mais um tiro nos pés!
A Europa já se apercebeu da diferença de estilo e tem acolhido a maneira séria e responsável como o primeiro ministro encara os complexos problemas que nos afetam e a garantia do cumprimento dos nossos compromissos (apesar de alguns deles terem sido tomados por quem queria vender Portugal ao desbarato…)
A Senhora Merkel sabe hoje que queremos cumprir, mas não estamos dispostos a embarcar na barca do inferno que nos estava a levar para paragens cada vez mais distantes das nossas legítimas aspirações de sermos um País livre, com políticas sociais, em que passado nos sirva de lição, o presente seja digno e o futuro não seja uma completa incógnita para os nossos jovens. Não é com lacaios de Merkel que Portugal se pode afirmar na Europa e no Mundo. Portugal é um país de ideal mundial e não apenas europeu. Há muitos laços (que outros gostariam de ter, a ligar-nos ao mundo) Somos Humanistas e Universalistas e não é uma ninhada de “coelhos boches” que nos vai vergar ao jugo franco alemão!
Estamos e queremos pertencer à Europa, mas temos que ter direito à palavra e não ser meros “serviçais” a quem o FMI e outras entidades que nem figuram no Tratado dão ordens a seu bel-prazer!
António Costa e o seu Governo, tal como o Presidente Marcelo estão a dar lições à corja de incompetentes que nos queria deixar sem direitos à mercê dos grandes interesses económico financeiros, cuja “ética” é: “salve-se quem puder” e “quem morre não dá mais despesa”
A única coisa que a anedótica oposição tem feito desde que, constitucionalmente, lhe “tiraram o pão da boca” (quando pensavam que já tinham manjedoura para mais quatro anos) tem sido denegrir Portugal e os portugueses, particularmente aqueles que votaram à esquerda! Para a “caranguejola” quanto pior…melhor!  Ainda sonham ser Governo…coitados! (Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!)
Esquecem-se que a esquerda deixou de ser “tótó” (como foi durante demasiado tempo).
Penso que a direita não voltará ao poder nos próximos tempos, e quando voltar a nossa Democracia estará suficientemente adulta para não permitir “atropelos” semelhantes aos de Passos e Portas, que pura e simplesmente queriam rasgar a nossa Constituição da República!
Defendo que deve haver alguma alternância no poder, porque o risco do “vício” existe e a direita moderada não tem tudo mau! O que não pode ser é alguém querer transformar Portugal num “joguete”, ao serviço de interesses obscuros, antissociais e antipatrióticos!
Contrariamente a que nos apregoa a direita, Portugal é um País (muito) rico, com todas as condições para discutir, de igual para igual, com os parceiros europeus a nossa soberania e o nosso futuro!
Tem que haver um debate sério sobre a questão da dívida Portuguesa, pois ninguém pode sobreviver e desenvolver-se com a dívida sempre a aumentar… Algo está mal, na forma como ficámos amarrados a uma dívida que não conseguimos diminuir, façamos o que façamos.
É destas “garras” que temos que libertar-nos, através de negociações firmes e responsáveis, de forma a “isolarmos” o vírus que não nos deixa respirar!

Está na hora de Passos e Cristas “emigrarem”, porque Portugal precisa de consensos negociados e firmados entre pessoas de bem! Gente com sentido patriótico que saiba que a Economia está muito para além de números e fórmulas e não pode estar nas mãos de incompetentes de duvidosa seriedade.